Ok, Valladolid nem é tão pequena quanto eu esperava e sim, tem seu próprio aeroporto. No entanto, as opções de voos chegando e partindo dele não são tantas, infelizmente. Por isso, em quase todas as viagens de avião que fiz e farei por aqui, o jeito é pegar o voo ou desembarcar no aeroporto de Madrid. Mas a parte boa é que não dá assim tanto trabalho :)
É que a companhia de ônibus Alsa faz o trecho Valladolid-Aeropuerto de Barajas (Madrid) direto, então não é preciso sair do aeroporto e ir pra uma estação de ônibus. A mesma coisa pra o sentido inverso, claro, e pra ir desde o aeroporto madrileño a muitas outras cidades espanholas. Dá pra comprar os bilhetes da Alsa online ou no próprio aeroporto e estações.
Só é preciso ficar ligado em uma coisa: o aeroporto de Madrid é bem grande e muitos voos (todos os meus, até agora) chegam no terminal 1, enquanto os ônibus pra outras cidades saem do terminal 4. Mas isso também não é problema! Basta pegar o ônibus gratuito do aeroporto, que sai com muita frequência (nunca esperei mais de 5 minutos) e percorre todos os terminais.
Meu pai vai vir me visitar e me perguntou como fazer pra pegar o ônibus, etc. Resolvi, então, explicar aqui, pra servir também a outros que forem usar o Aeroporto de Barajas como base pra chegar a outra cidade por aqui ;)
É bem simples. Quando desembarcar em Barajas, procure essa sinalização abaixo, que indica o caminho pra chegar no ônibus que conecta os quatro terminais (T1 a T4).
Esse é o ônibus. Quando chegar, basta subir nele por qualquer uma das portas e ya está :) Dentro do ônibus, há avisos sobre as próximas paradas, mas já que você tá indo pro T4 nem tem mistério: é a última e pronto.
Chegando lá, vá pra o térreo (Planta 0), que é de onde saem os ônibus. E aí, saindo do saguão coberto do aeroporto, você vê essa área com as plataformas numeradas (tipo esse 1 e 2 que aparecem aí na foto) e alguns ônibus. É daí que vai sair o seu :)
Se você ainda não comprou o bilhete, pode fazê-lo nessa máquina da Alsa, que fica junto das plataformas e aceita dinheiro e cartões.
Ela mostra, na tela principal, os ônibus com saídas próximas. Também é possível buscar outros destinos – e mudar a língua em que as informações são exibidas, clicando nas bandeirinhas.
Não é um grande fã de tecnologia? Tem alguma dúvida? Não se preocupe: basta entrar no saguão do aeroporto pra encontrar um guichê da Alsa, com um funcionário de carne e osso, onde você pode pedir informações e comprar sua passagem.
O ideal, no entanto, é conferir antes no site da companhia os horários disponíveis no dia da sua chegada. Normalmente, não se leva mais de meia hora pra ir do T1 ao T4, mas se você estiver com muitas malas ou for meio perdido, é bom considerar um tempo maior.
Eu prefiro comprar as passagens de ônibus com antecedência, porque quando cheguei aqui em setembro quase me dei mal: meu voo chegou umas 15h e havia dois ônibus logo depois: um às 16h e outro às 16h45. Depois deles, só às 23h30! (Pois é, normalmente os intervalos não são tão grandes, mas acontece). Não comprei a passagem antes por medo de que o voo atrasasse e eu perdesse o ônibus, mas quando cheguei no T4, já não havia lugares disponíveis no ônibus das 16h e só sobravam uns 5 no das 16h45. Imagina ter que ficar esperando até quase meia-noite… Resumindo: se puder, compre antes :) Mas também não precisa ser tããão antes assim. Com exceção de feriados e tal, alguns dias de antecedência são suficientes.
Obs: Outra opção é ir de Madrid à outra cidade de trem, mas pra isso é preciso sair do aeroporto e ir até a estação, etc. O percurso de trem pode ser bem mais rápido (se for o AVE pra Valladolid, só uma horinha, contra as 3h do ônibus), mas acho mais prático vir direto do aeroporto mesmo (principalmente com muitas malas), então nunca usei essa alternativa…
Boa viagem!
Filed under: dicas práticas, Madrid, Valladolid